Criptomoedas no Brasil
É provável que as carteiras físicas e os cartões de débito e crédito sejam substituídos, futuramente, pelas moedas e as carteiras digitais para a realização de transações financeiras. O mundo está cada dia mais tecnológico, e as criptomoedas já são realidade para muitas pessoas.
A origem das moedas virtuais
As criptomoedas, também conhecidas como moedas virtuais ou digitais, foram criadas depois da crise de 2008 do mercado norte-americano. Seu principal objetivo era ser uma alternativa às moedas tradicionais.
O pai das criptomoedas é conhecido pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto – ninguém sabe a sua real identidade.
A partir da Bitcoin, que foi a primeira criptomoeda descentralizada, outras moedas digitais surgiram, como a Ethereum e a Litecoin. Binance Coin, Cardano, Tether, Solana, XRP, Polkadot, Dogecoin e USD Coin são outras criptomoedas conhecidas do mercado financeiro.
Posso pagar com criptomoedas no Brasil?
Embora o Brasil esteja um pouco atrás no quesito de criptomoedas, quando comparado a outros países, como o Estados Unidos, por exemplo, o pagamento através das criptomoedas não é ilegal no país.
Entretanto, o pagamento de salário de funcionários deve ser sempre em real e, caso não seja, o empregador pode ser punido se o empregado entrar com uma ação judicial.
A visão em cima das moedas virtuais, para os brasileiros, ainda gira bastante em torno do investimento e ainda não são encaradas como uma forma de pagamento. A tendência, porém, é evoluir - e o Brasil seguir os passos dos demais países que já utilizam as criptomoedas como uma opção de pagamento.
A seguir, conheça alguns estabelecimentos que já aceitam o pagamento através das criptomoedas no país.
Onde comprar com bitcoins no Brasil?
Veja os locais pioneiros do país que estão aceitando as moedas virtuais como forma de pagamento:
Multi Open Shopping – Florianópolis/SC
A compra de ingressos no CineMulti do shopping aceita o pagamento através de BTC desde 2019. Foi o primeiro cinema do Brasil a aceitar as criptomoedas como um meio de pagamento.
Tecnisa
Presente em mais de 27 cidades brasileiras, a construtora Tecnisa foi a primeira aceitar a BTC na compra de imóveis. A divulgação maior apareceu em 2017, mas a empresa declara que aceita as moedas virtuais como forma de pagamento desde 2014.
Principais estabelecimentos que já aceitam BTC
Calvin Klein
Pizzaria Camelo
Tartuferia San Paolo
A Casa do Porco
Muitos outros locais no país já começaram a aceitar pagamentos através de moedas digitais.
Bancryp: o banco digital de Real e Criptomoeda do país
A empresa Bancryp é uma fintech – finalcial e technology – brasileira e tem como objetivo dar movimento a economia, juntando o real e a criptomoeda em apenas um aplicativo.
Você cria uma conta digital gratuita, com cartão internacional e com programas de recompensas incríveis, incluindo o cashback em criptomoedas. Você ainda pode comprar moedas virtuais e transformá-las em real rapidamente. O PIX também está disponível pelo banco online.
A plataforma está disponível para Android e iOS.